Nesta página apresentam-se os “resultados” previstos para o projeto e oferece-se a transferência da documentação dos mesmos, bem como outra documentação relevante.
Ação 1. Caracterização
P1.- Memória das unidades de paisagem transfronteiriça na RBMI
- Relatórios de caracterização da paisagem das 6 unidades de referência do projeto.
- Relatório de caracterizaçao urbanística das 6 aldeias de referência do projeto.
- Memória das unidades da paisagem da RBMI
- Catálogo fotográfico produzido no trabalho de campo para o levantamento da informação de suporte e caracterização paisagística, urbana e arquitetónica dos 6 núcleos de povoação selecionados como representativos das unidades de paisagem.
- Fotografias de fatores da paisagem da RBMI
P2.- Registo de sistemas ecológicos complexos
- Registo de sistemas complexos: âmbito agrícola
- Registo de sistemas complexos: âmbito socioeconómico
P3.- Registo de mecanismos de governação de sistemas complexos-comunitários.
Ação 2. Cartografia
P4.- Cartografia específica nas três escalas espaciais dos assentamentos rurais (municípios-aldeias) de referência de cada uma das unidades de paisagem a definir no projeto.
- A cartografia gerada pode ser consultada e transferida através do visor GIS desenvolvido especificamente para o projeto. O visor inclui informação temática elaborada no âmbito do projeto “Paisagem Ibérica” e informação de interesse de vários organismos e entidades de Espanha e Portugal por meio do uso dos serviços de mapas (WMS) que essas entidades proporcionam. Ao lado das capas temáticas do projeto, apresentam-se as hiperligações para os metadados de cada capa onde se resume o conteúdo da capa, como, quando e partir de que fontes foi gerada, bem como outra informação relevante para a sua utilização.
- Para além da cartografia incluída no visor GIS podem ser descarregadas mais camadas temáticas (com os respetivos mapas, imagens e metadados) desenvolvidas pela UTAD.
–> Transferir camadas GIS (855.192 KB)
–> Transferir metadatos (715 KB)
–> Transferir mapas (formato pdf, 121.183 KB)
–> Transferir mapas (formato png, 135.701 KB)
- Listagem de fontes cartográficas externas recolhidas no âmbito dos trabalhos desenvolvidos na caracterização da paisagem da RBMI e que podem ser visualizados por meio de serviços cartográficos na web (webservices).
Ação 3. Estratégias
P6.- Plano estratégico de gestão das paisagens da RBMI, como suporte do desenvolvimento sustentável deste território fronteiriço.
- Plano estratégico de gestão das paisagens da RBMI.
- Catálogo de raças autóctones da RBMI Ler mais…
P7.- Guia de boas práticas na gestão das paisagens da RBMI. Âmbito espacial e institucional (Revitalização das instituições locais, em particular das vinculadas à gestão de comunidades).
P8.-Estratégia de ecoturismo para a proteção das paisagens da RBMI.
- Estratégias para a região RBMI
- Flyers de promoção turística dos 6 aldeias de referência do projeto
- Estratégia de agroecoturismo da RBMI. Turismo de raças
Ação de Comunicação
P9.-Declarações da paisagem da RBMI. Inclui a redação e assinatura das mesmas por intervenientes envolvidos na gestão de paisagens da RBMI, que poderiam formar Conselhos da Paisagem da RBMI. (Mínimo uma Declaração Geral da Paisagem, contemplando o seu desenvolvimento com outras declarações temáticas ou territoriais)
- Modelo de adhesión paisajes del olivar
- Recomendaciones para la aplicación del Convenio Europeo del Paisaje
- Claves para el reconocimiento de la Dehesa (Montado) como paisaje cultural de UNESCO
P10.- Unidade Didática da Paisagem da RBMI.
- Unidade didática.
- Jogo do ganso Paisagem da RBMI.
–> Transferir marcador de páginas
- Percurso
P11.- Jornadas e workshops destinados a diferentes coletivos, destacando os escolares da RBMI e as Regiões envolvidas, participando na dinamização do ensino de pessoas de várias idades e âmbitos, representativas das paisagens de referência.
P12.- Exposição Paisagens da RBMI, interativas e emocionais, de modo a homenagear compatriotas identificativos da mesma.
–> Transferir cartazes da exposição (ES)
–> Transferir cartazes da exposição (PT)
P13.- Artigos e publicações em revistas e congressos científicos de impacto reconhecido
Acesso a artigos e publicações –>
P14.- Publicações de divulgação de ampla difusão e fácil acesso, em meios de comunicação tradicionais tais como a imprensa, revistas não-académicas, rádio ou televisão.
Entrevista de rádio (programa a Janela CyL, cadeia SER –>
Vídeos sobre núcleos populacionais representativos das unidades da paisagem –>
P15.- Conceção e aplicação de ferramentas virtuais na Internet, gerindo o projeto o seu próprio website, e outros recursos que facilitam a comunicação, participação e difusão do projeto.
Canal de vídeo YouTube “Paisagem Ibérica” –>