Objetivo 1.- Divulgar o Projeto na sua fase de lançamento. Divulgar a mensagem da Convenção Europeia da Paisagem para a cooperação transfronteiriça. Promover, através da comunicação, a participação e colaboração da população no fornecimento de dados e verificação das informações obtidas.

Entrevistas pessoais (Técnica antropológica) e Reuniões coletivas. O trabalho de campo inclui a realização de várias entrevistas a habitantes representativos do território que, ao mesmo tempo, divulgarão o projeto. Da mesma forma, realizar-se-ão reuniões com coletivos ou grupos de ação local para a divulgação da Convenção Europeia da Paisagem, a recolha de informações e a concertação da participação no processo.

Objetivo 2.- Envolvimento da população e instituições locais na elaboração e implementação de estratégias de gestão paisagística para a Meseta Ibérica. Informação operacional sobre as estratégias de gestão das paisagens da RBMI, em particular será fornecida informação às entidades e grupos de beneficiários finais.

Inclui “Reuniões” (Adaptadas das realizadas pelo Conselho da Europa na implementação da Convenção Europeia da Paisagem: Conferências, workshops, seminários e grupos de trabalho), que serão decisivos nos objetivos, resultados e produtos do projeto (Cartografia específica, Plano estratégico, Guia de boas práticas, etc.). Trata-se de criar um feedback constante entre as equipas de gestão, os grupos beneficiários e o público em geral.

Workshops da paisagem: Enfatizar a metodologia de workshops para desenvolver tanto a criação de documentação da paisagem, como a translação para o terreno e a valorização da investigação, com base em metodologias que facilitam o reconhecimento e o desenvolvimento de competências, entre os intervenientes locais, na sua participação e integração efetiva (potencialização) nas estratégias criadas. Transferência de estratégias, promovendo o desenvolvimento do governo em rede, através da participação social e da cooperação intersetoriais, fortalecendo a participação, através de organizações coletivas, e a expressão das minorias, que são uma parte essencial da RBP

Declaração da paisagem da R.B. da Meseta Ibérica: Declarações coletivas de adesão aos princípios de gestão destas paisagens, no sentido de afirmação, reconhecimento e identificação com o projeto de intervenientes institucionais e de grupos de acção local no PI

Objetivo 3.- Promoção e valorização dos elementos paisagísticos da RBPI. Divulgação dos resultados do projeto, direcionada tanto a nível informativo entre a população local, regional e internacional, como a nível académico, entre especialistas e técnicos.

Em primeiro lugar, surgirão táticas de divulgação que possibilitem a vinculação do Projeto ao sistema educativo formal e oficial, existente no território, criando materiais e didáticas que possam ser desenvolvidos nos cursos escolares.

Em segundo lugar, após reconhecer os mecanismos específicos de criação e transmissão de conhecimentos e cultura existentes no território, ou mecanismos informais, ser-lhes-ão dados visibilidade e dinamismo, utilizando meios para expressar publicamente o seu reconhecimento, destacando a realização de exposições interativas e emocionais, como homenagens aos conterrâneos da RBPI.

Em terceiro lugar, surgirá a divulgação através dos meios de comunicação tradicionais (Imprensa, rádio…) tanto para a apresentação de resultados gerais como dos específicos, destacando aqueles que podem criar atração turística para este Território. Em quarto lugar, o site será concluído para que, para além de conter os resultados obtidos no Projeto, facilite o acesso aos mesmos, pelo público em geral.

A nível académico, realizar-se-á a publicação de artigos em revistas científicas com os resultados do projecto, tal como, a apresentação em Conferências e Congressos especializados.

 

PRODUTOS / ENTREGAS:

  • Declarações da paisagem da RBPI. Inclui a elaboração e a assinatura das mesmas, pelos intervenientes na gestão de paisagens.
  • Unidade didática das paisagens da Meseta Ibérica. Transferir –>
  • Conferências e Workshops destinados a coletivos diferentes, destacando os de ensino da RBPI e as Regiões envolvidas, que participam na dinamização.
  • Exposição de Paisagens da Meseta Ibérica.  Ler mais…
  • Artigos e publicações em revistas e congressos científicos de impacto reconhecido. Ler mais…
  • Publicações de divulgação de grande difusão e de fácil acesso, nos meios de comunicação tradicionais, como a imprensa, revistas não académicas, rádio ou televisão.
  • Site e redes sociais das Paisagens da Meseta Ibérica.